SPFriends

Já que neste ano de 2014 FRIENDS comemora 20 anos de sua existência e 10 anos desde a exibição do episódio final, nada mais especial e comemorativo do que esse Series Premiere sobre uma das séries mais icônicas da TV mundial!

Afinal, quem nunca se empolgou com o comecinho de “I’ll Be There For You” e bateu palmas junto com Rachel (Jennifer Anniston), Phoebe (Lisa Kudrow), Monica (Courtney Cox), Chandler (Matthew Perry), Joey (Matt LeBlanc) e Ross (David Schwimmer)? Ou cantarolou, por acaso aí na vida, o hit “Smelly Cat”?

Além, é claro, de mirar o espelho com o olhar 43 do Joey, e dizer: How You Doing pra si mesmo, só pra ver se funcionava? Me diz se você não sorriu com primeiro beijo do Ross e da Rachel ou achou o casal Chandler e Monica tão estranho, mas depois não conseguia enxerga-los um sem o outro?

SPFriends_3

FRIENDS foi uma sitcom estadunidense criada por David Crane e Marta Kauffmann. Foi produzida pela Bright/Kauffman/Crane Productions em parceria com a Warner Bros Television e transmitida pela NBC. Seu primeiro episódio foi ao ar em 22 de setembro de 1994 e o último foi em 6 de maio de 2004, totalizando 236 episódios. Era exibida todas as quintas-feiras e teve todas as temporadas figurando entre as dez séries de maior audiência no prime time (horário nobre), sendo que a oitava temporada foi a de maior audiência com uma média de 24,5 milhões de telespectadores. Pra você ter uma noção da dimensão e do sucesso da série, hoje uma ótima e feliz média de audiência é de 10 milhões de telespectadores! Seu episódio de series finale, The Last One, foi o quarto mais assistido da TV norte-americanca ficando atrás de Seinfeld, que teve 76,3 milhões de telespectadores, Cheers com 84,4 milhões e M*A*S*H*, com 105,94 milhões.

SPFriends_4
David Crane e Marta Kauffmann

Posso afirmar que FRIENDS foi uma das últimas séries que realmente reunia as pessoas em frente à TV e as fazia acompanhar, semana a semana, a história desses personagens. Impactou toda a cultura popular norte-americana do começo anos 1990 e início dos anos 2000, tornando expressões como o galanteio de Joey e o corte de cabelo de Rachel (um dos mais copiados nos salões de beleza) muito populares.

SPFriends_5
Corte da Rachel de 94 a 2000 e bolinha, rs…

FRIENDS
foi indicada 152 vezes a diversos prêmios e recebeu 66 deles até seu fim, entre eles 1 Golden Globe e 2 SAG Awards. Foram 63 indicações ao Emmy Awards (o prêmio mais importante da TV norte-americana), levando sete estatuetas. A única atriz do elenco que nunca foi indicada foi Courtney Cox e somente Jennifer Aniston e Lisa Kudrow foram premiadas como melhores atrizes de série de comédia. A sétima temporada também levou o premio de melhor série de comédia em 2002.   Com a audiência e o indiscutível sucesso, os salários de cada ator aumentaram exponencialmente. Na primeira temporada, cada ator recebeu US$ 22.500,00 por episódio. Já nas nona e décima temporadas, o valores subiram para 1 MILHÃO DE DÓLARES por episódio. Desde o início das gravações da série, os seis atores acordavam, juntos, seus salários para que não houvesse nenhuma diferença entre eles.

SPFriends_6
Os atores agradecendo ao público que compareceu a gravação do último episódio da série

FRIENDS foi (e ainda é) a minha primeira grande paixão de séries de TV. Eu me lembro de assisti-la a primeira vez na RedeTV! no final dos anos 1990, e esperar, semana a semana, por aquela meia hora que eu mergulharia naquele universo de personagens apaixonantes, hilários e completamente envolventes. #muitoamor!

Lembrar e assistir FRIENDS É algo que me faz sorrir até hoje. Posso dizer que boa parte das minhas piadas sarcásticas nasceu das caras e bocas de Chandler Bing, afinal o cara é mestre! #HatersGonnaHate #StartTheMIMIMI!

SPFriends_8

Sinceramente, quem nunca se apaixonou, por algum momento, por esses seis amigos e já quis viver alguma dessas situações, por um momentinho que fosse? Aliás, um dos meus sonhos é ir até o Central Perk por aí e sentar naquele sofá surradaço (será que a Rachel vai aparecer linda e bela pra mim e me entregar um chá, quando na verdade pedi Capuccino?). Com muito amor no coração declaro: sem FRIENDS, eu não seria a apaixonada por séries que sou hoje!

Então, deixo somente uma expressão de impacto pra você pensar e refletir – UNAGI!

SPFriends_7

Até mais!

assrobs