Vitrine_Post_ND5_2

Calma!calma! Quem leu o título deste texto e tem alguma noção de ciência pode pensar:

“Não é possível!!! PDC este herege vai misturar misticismo com ciência!?”

“Carl Sagan se revira no túmulo seu facínora!!”

Podem abaixando as pedras ou os tubos de erlenmeier, vamos falar de ciência sim, e ver que os desenhos em suas palmas podem dizer muito sobre você. Ainda não chegou o dia em que você vai ver um pesquisador na Sé pedindo para ler a sua sorte, mas um pesquisador pode olhar na sua mão e ver bem mais coisas que você imagina.
Obviamente já ficou clara que NÃO estou falando da quiromancia (nome dado ao que chamamos de “arte” de ver a história de vida de uma pessoa pelos padrões das linhas nas palmas das mãos) essa antiga prática existente desde os tempos que o faraó fazia a dança da cobrinha e popularizada através da cultura cigana, em nada se utiliza de verificações condizentes com a metodologia científica, mas os desenhos que temos nas mãos a muito tempo chamam a atenção de cientistas que por fim acabaram compreendendo algumas coisas ao estuda-los.

IMAG_Post_-ESMERALDA

Dando nomes aos bois, estas linhas menores que parecem se desenrolar em turbilhões e ondas tanto nos dedos como nas palmas das mãos e dos pés são os chamados dermatóglifos, recebeu esse nome só em 1926 por Harold Cummins, verificando a palavra em sua raiz quer dizer escritas de pele, assim, essas escritas são formadas nessas regiões palmares e nos conferem melhor aderência nas superfícies, tanto que ela pode ser verificada também na cauda de alguns primatas.
Por notar-se que estas formações, também chamadas de cristas dérmicas se desenvolviam muito cedo, o inicio entre a quinta e sexta semanas de gestação se concluindo na vigésima primeira semana e não se modificando com o passar do tempo da vida do indivíduo, tais características caíram nas graças dos órgãos de segurança, mais especificamente da polícia, que com isso, era possível coletar as marcas desses padrões pelas impressões digitais, criando-se um banco de dados para comparar as impressões e confirmar se fulano estava com a mão na massa (trocadilho chinfrim) ou não.

IMAG_Post_culpado

Mas para o que eu peço a atenção de vocês não é para isso. E sim para dizer que estes padrões podem entregar como estão os seus genes e auxiliar no diagnóstico de muitas síndromes.
Junto com as pregas de flexão ( essas linhas mais grossas que você tem na palma das mãos, entre as falanges dos dedos e no punho)  estes desenhos dérmicos são excelentes indicadores de possível doenças hereditárias como algumas patologias cardíacas, Síndrome de Down, Doença Celíaca dentre outras mais.
O fato é que os dermatóglifos são traços transmitidos através de mecanismos poligênicos ( Mas hein??), simplificando, diversos genes localizados em regiões diferentes agem para formas suas impressões digitais, se tiver uma zoeira muito grande nos seus genes, esses padrões também vão se apresentar alterados.
Existem pesquisas tentando relacionar essas cristas dermais a outros males que um indivíduo pode ter predisposição como câncer de laringe, bronquite asmática e até mesmo psicose.
Bom, primeiramente fiquem tranquilos que durante minha graduação a professora de Genética Humana não cansava de dizer “Estigmas isolados não caracterizam síndromes”, o que isso quer dizer? Digamos que por um acaso você fuce na internet e veja que seu padrão é similar com o de alguma síndrome, não se apavore, uma pessoa só é diagnosticada com uma determinada síndrome se apresentar mais que 5 estigmas, ou características da mesma.
Caso alguns de vocês queiram analisar o seu padrão, estarei atendendo na Sé do lado da banca de jornal, depois de sair na mão com uma cigana que fica espantando meus clientes.

Image_Post_-Dermatoglifos

Não coloquei fotos de mãos com as marcações reais galera justamente pra vocês exercitarem a observação das suas rs! Obrigado por terem lido mais esse Nada Disso, se curtiu ou não, comente e adicione mais conhecimento para nossa roda de amigos. E se gostou muito, compartilhe e veja mais atrações do nosso site. Até a próxima hominídeos!!!

asspdc

  • Parece tudo normal aqui, capitão. Estigmas isolados não caracterizam síndromes, mas aparentemente não tem muitas zoeiras no meu gene. De qualquer forma passo lá na Sé pra ver qualé, aehuaheuaehha.

    Deve ser muito legal ter uma matéria chamada GENÉTICA HUMANA na faculdade, hein? Tem assuntos completamentes diferentes do meu (sou graduada em Publicidade) que eu acho maneiro, esse é um deles.

    PS: Seu post me lembrou a propaganda da Faber Castell que tá passando na TV nas últimas semanas, você viu? ♥

  • Caio Cruz

    ex aluno ganha desconto la na Sé cigan…. quer dizer professor?