Vitrine_Post_JR_MUSICOSYOUTUBERS

Nos últimos anos antes do advento da internet, tornou-se muito difícil para pessoas com talentos musicais, usar estes talentos para ganhar a vida. A época das bandas de garagem estava perto do fim e tocar instrumentos ou ser um bom cantor servia apenas para a igreja ou puro hobby. Alguns realmente dedicados conseguiram tocar em pubs e bares com música ao vivo. A situação no Brasil era mais ou menos assim a alguns anos. No mundo não era muito diferente a não ser em alguns países no primeiro mundo onde a arte em geral ainda é tratada com grande respeito e não só como passatempo. Com a expansão da internet muita coisa nova veio e sobre tudo um site de conteúdo em vídeo (o que era meio raro lá no começo por que a internet brasileira não era lá muito poderosa pra carregar vídeos) chamado Youtube começou a despontar.

Além de ser ótimo pra ver todo tipo de vídeos, Algum gênio teve a ideia de utilizar o serviço gratuito do site para divulgar o seu trabalho. Tente hoje em dia, pesquisar no youtube “Talentos Musicais”. Ignorando os vídeos dos reality shows sobre o assunto, veja quantas pessoas seguiram a ideia e como tem dado certo.
Para ilustrar melhor o que digo, veja alguns exemplos que despontaram de maneira meteórica apenas com o uso do Youtube:

Lindsey Stirling:
Com nada menos do que um Violino e um pouco de nerdisse, a Violinista de 27 anos, conseguiu notoriedade ao participar do America’s Got Talent, chegando até as quartas de finais com um jeito irreverente e animadíssimo de tocar um instrumento tão erudito. Porém depois de uma pequena humilhação por parte dos jurados, informando que ela nada conseguiria sozinha, resolveu continuar o trampo pela internet utilizando o Youtube como veículo de divulgação. Com vídeos fazendo cover de músicas Pop e Nerds como Skyrim, Zelda, Star Wars e Missão Impossível, Ela abriu caminho ao sucesso e hoje já sobrevive das próprias composições e shows. O vídeo onde ela faz um Medley com algumas das melhores músicas da Franquia “Legend of Zelda” tem mais de 17 milhões de visualizações. Mais que suficiente pra lotar alguns estádios e com certeza muito mais audiência do que se tivesse ganhado o America’s Got Talent:

Outro bom exemplo é o Pentatonix:
Um grupo a cappella que fez sucesso ao chegar nas finais de outro reality show musical americano. A fusão de todas as vozes do grupo ordenadas pela força e talento vocal de cada um faz com que você duvide de que realmente não há nenhum instrumento musical envolvido na parada. Apesar de ter ganhado um contrato com a Sony e lançado um álbum, O sucesso maior veio com as apresentações no Youtube. Com alguns vídeos mostrando a evolução da música, ou Medleys de Beyoncé, N’Sync e Daft Punk, eles acabaram conquistando força suficiente para sair pelo mundo em turnê. Hoje, apesar de ter começado da maneira tradicional com uma gravadora e tudo mais, eles lançam os seus vídeo-clipes pelo Youtube. Um cover daquela grudenta música Radioactive do Imagine Dragons, feito pelo Pentatonix com participação especial da já citada Lindsey Stirling, atingiu incríveis 75 milhões de visualizações:

No Brasil também não foi diferente. Muitos talentos musicais tupiniquins surgiram e caíram nas graças do povo, ou pessoas já muito talentosas por si só e até conhecidas no meio musical, ganharam ainda mais notoriedade com a ferramenta.

Um ótimo Exemplo é o GuitarGamer Fábio Lima:
Músico desde pequeno, o cara é formado e tem mestrado pela Royal Academy of Music de Londres! (vi no Som Truando ) Conhecido no mundo da música pelas suas muitas apresentações e incrível habilidade no violão clássico, caiu nas graças do povo youtuber com seu canal o Guitar Gamer, onde fez arranjos simplesmente incríveis de músicas como Mortal Kombat, Mega Man X, Super Mario, Sonic, Street Fighter e até mesmo para os que curtem a velha escola de Animes, Cavaleiros do Zodíaco, YuYu Hakusho e Pokemon. O estilo de violão clássico aliado a músicas que amamos na nossa infância tem um poder incrível nos ouvidos. Um dos arranjos dele, da música de abertura do Dragon Ball GT, teve pouco mais de 780 mil visualizações. O suficiente para lotar 9 Maracanãs. 9!!

E por último e não menos importante, falemos de um cara que surgiu sutil com seu dom no piano e hoje já possui uma legião de fãs. Seu nome é Fabricio de Paolo o Lord Vinheteiro:
Este cara que segundo uma entrevista ao Jornal Nacional, nunca havia sido dado uma oportunidade de tocar para uma plateia, resolveu gravar o seu talento e jogar no Youtube. O resultado foram dezenas de vídeos com milhares de visualizações, apresentações em eventos e até uma participação durante algum tem no Pânico na TV. Com versões em piano de vários clássicos da cultura Pop como Piratas do Caribe, Star Wars e Simpsons, passando por grandes animes e outras mídias de animações como Dragon Ball Z, Pokemon, Naruto, Digimon, Popeye e Picapau, até coisas que você realmente não espera, como a vinheta do Jornal Nacional ou as músicas que tocavam no Chaves! Alguns de seus vídeos chegam a mais de 1 milhão de visualizações:

É valido Lembrar que sem o trabalho duro de todos esses artistas, mesmo com a vantagem proporcionada no Youtube, eles não teriam chegado a tanto. O talento musical é algo incrível se bem trabalhado e uma das vantagens de nossa geração é poder inspirar ou nos inspirar com muito mais facilidade e ter o devido reconhecimento por isso. Tem um dom musical? Por que esconde-lo?

ERIC_ASS

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSP | ORPHAN BLACK
Próximo artigoRC #97 | JIM CARREY