“Vídeo Games são a única coisa que faz a vida ser suportável”

jogador-numero-1-615x330

SINOPSE

Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro.
Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada OASIS. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria através do OASIS. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver.
Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.

CRÍTICA RENEGADA

“Três chaves escondidas abrem três portões guardados 
E três boas qualidades deverão ser inerentes ao errante avaliado 
Quem demonstrar ter os exigidos predicados 
Chegará ao fim, onde o prêmio será alcançado” 

Antes de começar a escrever qualquer coisa sobre esse livro, preciso dizer que é a melhor obra que li em anos. O Autor Ernest Cline conseguiu sintetizar em um único livro tudo que gosto e admiro. Tecnologia, conflito e Ação. E nesse caso ainda ganhamos um Bônus: Anos 80.O Livro é uma imensa homenagem a cultura pop dos anos 80. Filmes, seriados, música e principalmente jogos. Você que viveu essa época colado na televisão e jogando o seu ATARI ficará maluco com todas as referências que ele faz.

jn1 

A história do livro se baseia na vida de James Halliday, o criador da plataforma OASIS que pode ser considerado um “Second Life” que deu muito certo. A vida real se mistura com a virtual através desse sistema, a ponto de que o dinheiro que você tem dentro do OASIS valha para a vida real também. Quando Halliday morre ele deixa como testamento toda sua fortuna, avaliada em mais de 200 bilhões, para o jogador que conseguir resgatar as três chaves e abrir os três portões que ele deixou espalhado pelo OASIS e assim se tornar o “Jogador número 1”.

No meio disso tudo está o personagem principal: Waden Watts, um jovem pobre que dedica sua vida a desvendar os mistérios deixados por Halliday. Sua vida muda quando ele se torna o primeiro jogador a abrir o primeiro portão e ser caçado dentro e fora do OASIS. 

Mas vou parar de escrever sobre o enredo e dizer o porquê do livro ser tão especial. Simplesmente você começa a fazer parte da história e vive página a página o drama de Waden. Em certo do momento do livro você acaba se confundindo sobre o que é real e sobre o que é virtual. Tudo se mistura entre caçadas, quebra cabeças, descobertas envoltos em um ambiente dos anos 80. Romance? Lógico que sim. Mas sem ser chato e seguindo fielmente a temática do livro.

Se eu pudesse escolher apenas um livro para ler em 2014, com certeza eu não pensaria duas vezes: Jogador Número 1. Se eu fosse dar uma nota de 1 a 10… Seria 11!

AN2

 

ASSMIKE

Meu twitter: @viciadoemler