Vitrine_Postx_garota

SINOPSE

Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy -, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é; se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

CRÍTICA RENEGADA

Fala galera renegada e nada exemplar, beleza?

Garota Exemplar é o típico livro em que definitivamente a primeira impressão NUNCA É A QUE FICA!

Lançado em 2012 e escrito pela também jornalista Gillian Flynn, essa obra foi o segundo livro mais vendido do ano na Amazon norte-americana e é uma daquelas que te intriga desde o começo!

Gillian Flynn
A autora Gillian Flynn

Tudo começa quando Amy Dunne desaparece misteriosamente no seu aniversário de cinco anos de casamento com o introspectivo Nick Dunne depois de um momento bastante conturbado do relacionamento dos dois: ambos estão desempregados, acabaram de se mudar de Nova York para uma cidadezinha pacata e decadente do Mississipi e passam por uma crise que pode acabar com o casamento aparentemente tão perfeito dos dois.

O livro todo é contado a partir do ponto de vista de Nick após o desaparecimento, e do diário de Amy. Desde o começo temos essa perspectiva do andamento da história e, a cada virar de página, nos perguntamos o que aconteceu com Amy… Será que ela está viva? Quem foi o responsável pelo seu desaparecimento? Ah, já sei: NICK É O CULPADO!

Ben Affleck

Afinal em qualquer desaparecimento desse tipo, o cônjuge é o principal suspeito e nesse caso Nick se mostra imensamente culpado já que não demostra qualquer pesar com o desaparecimento da esposa e não é nada querido pela mídia – totalmente sensacionalista – que cobre cada detalhe do caso!

O legal disso tudo é perceber como a escritora consegue manipular a opinião do leitor quanto a quem gostar, a quem acusar ou até a quem torcer durante todo o livro. Como não suspeitar de um homem frustrado, que não ama mais a esposa e que não pode se divorciar dela por questões financeiras? Seguindo o mesmo raciocínio, como não se importar com uma esposa que desaparece misteriosamente na manhã do aniversário de casamento e que tenta, a todo custo, manter esse relacionamento mesmo mostrando, a cada dia escrito em seu diário, que Nick está se tornando um homem perigoso e que pode até machuca-la? Ela é uma mulher frágil que tem uma série de livros infanto-juvenis inspirados em sua quase perfeição enquanto ele é um homem que não sabe lidar com os próprios sentimentos e que não quer ter filhos porque tem um relacionamento péssimo com o pai.

Um detalhe importante é que a cada ano de aniversário do casamento dos dois, ela faz uma espécie de caça ao tesouro com os lugares mais importantes visitados por eles durante o ano para que ele siga as pistas até o presente final dela para ele. Ele nunca se lembra dos tais “lugares especiais”

Garota Exemplar poster

Gillian Flynn mexe com a sua cabeça camarada, de uma forma sensacional! Não posso dar detalhes porque seriam SPOILERS que estragariam toda a sua experiência com o livro, mas posso adiantar que não há nenhum personagem que seja normal. Como li em alguns lugares e concordo piamente, Garota Exemplar é uma obra com personagens doentios e que apresenta uma trama que te prende desde o início e que surpreende no fim.

Por falar em fim, a minha única crítica é que eu achei o final rápido demais. O início e o meio da trama foram ralentados demais em alguns pontos em contraponto ao fim onde muita coisa aconteceu de uma só vez! Admito que quando terminei de ler Garota Exemplar, achei o final fraco. No calor do momento e na rapidez em que as coisas vinham se resolvendo, o final chegou de repente e não captei de imediato tudo que ele representava. Mas o legal de um livro como esse é a reflexão que acontece depois da última página. Percebi que o final foi muito corajoso porque fugiu dos clichês e que, mesmo mórbido, é condizente com todo o desenvolvimento apresentado por Gillian Flynn.

Vale lembrar que este livro foi adaptado para as telonas e estreia logo mais, no dia 3 de outubro. O longa é dirigido pelo excelente David Fincher (de Clube da Luta que também é baseada em um livro e que TAMBÉM tem uma Estante Renegada marotérrima) e é estrelado Ben Affleck no papel do marido; Rosamund Pike, como a esposa desaparecida; Neil Patrick HarrisTyler PerryKim DickensPatrick FugitCarrie CoonDavid Clennon, entre outros.

O livro foi lançado no Brasil em 2013 pela editora Intrínseca e recentemente ganhou também uma capa do filme:

10580290_736469406406459_1709056316_n

Garota Exemplar é um livro adulto feito para qualquer pessoa que já tenha passado por um relacionamento conturbado na vida. Apresenta um excelente desenvolvimento da trama e dos personagens que mostram seu lado mais doentio e controlador, que quebram a máxima de que “a primeira impressão é a que fica”. No caso dessa obra de Gillina Flynn, desconhecemos como os personagens são até a última página… E além dela!

AN_garota

assrobs