Vitrine_BreaKBob3a

Avante Renegados, beleza!!

Bora para mais um Breaking Bob e hoje vamos falar um pouco sobre essa “doença” moderna já evoluída de alguns tempos a trás: O ”Mimimi”. Tipo, se tem uma coisa que o ser humano adora fazer é reclamar. Não importa do que seja:  Desde o método de uma pessoa comer uma simples coxinha em um boteco, até o modo de como uma pessoa simplesmente te deseja bom dia. E como é um assunto gigante, vou focar mais na nossa cultura de podcasters criadores  de conteúdo e formadores de opinião.

O Renegados Cast está chegando a quase 2 anos de existência e, desde então, você vai conhecendo mais pessoas, conversa com webcelebridades, opina sobre diversos assuntos e zaz. Porém, tem algumas situações que acabam surgindo: Onde sua opinião, sobre determinado assunto, se transforma em “Mimimis”? Existe sim clara diferença em “Crítica Construtiva” e o “Mimimi”: Na primeira, se você tem fundamento em seus questionamentos e opiniões, com bases verídicas,  é simples e mais suave se impor e expor a sua opinião. Já na segunda, é o simples fato de falar sua opinião, sem dar a mínima chance da outra parte discutir, e acaba por ai. E o que a gente acaba lendo sobre metodologias de certos processos de criação de podcast acaba caindo muito nessa coisa: Se não for do “ nosso Jeito” ou “daquela maneira” acaba tendo certo tipos de preconceitos, sem dar a mínima chance de outra pessoa vir a curtir o seu trampo. Acaba não tendo o respeito da liberdade da pessoa criar o que quiser, e falar do que quiser. Se é uma forma de expressão da pessoa ou do grupo, isso é o que enriquece e agrega a PodEsfera e amplia o alcance dessa mídia que ainda tem potêncial em nível nacional.

Vitrine_BreaKBob3b

Outra coisa: Opiniões. Pode ser em relação a filmes, livros, qualquer coisa. Gostos são diferentes, não tem jeito. E não adianta hostilizar a pessoa caso ela não concorde em uma opinião: Tente conversar e discutir civilizadamente sobre o assunto. É mais produtivo e divertido discutir ideias e ter essa absorção de conhecimento de todas as partes. Você só tem a ganhar com isso! Como exemplo mais recente, as discursões sobre a crítica de Robocop, o novo filme do grande diretor José Padilha (E antes que você reclame, pense o que foi Tropa de Elite). O Filme antigo tem o seu valor e marca um geração/ pensamento marcantes, não só para época do Lançamento do filme, como para a nossa época que assistimos. Eu não gostei do novo, algumas questões de roteiro e interpretações, porém tem coisas que são boas e viáveis:  A questão discutida na história, o fator do personagem aceitar sua posição atual e o quanto a notícia pode chegar nos seus olhos e o modo que elas são exibidas.  Visualmente o filme é bonito também, diferente das limitações técnicas da época do primeiro. Para a galera das antigas, realmente não funcione, mas para a galera mais nova sim: é mais acessível a ideia da imagem e ambientada nos dias de hoje. E ai que eu não gostei do filme, pelos investidores/ produtores que cortaram o potencial maior que esse filme poderia ter sido com a visão crítica que o Padilha sabe fazer, e faz muito bem quando tem a liberdade devida. E missão dada é missão cumprida,  ele foi lá, fez o que fez no limite que poderia fazer. Respeitem isso. Assim como eu respeitei as pessoas que falaram que é o filme do ano.

Vitrine_BreaKBob3c

E os eventos? Recentemente tivemos na Campus Party 7 ( calma, calma que o Renegados on The Road já vai sair..hehe) e na nossa visão foi muito boa.  Algumas pessoas mais veteranas criticaram muitas coisas nessa edição, coisas que aconteceram na edição passada e apontaram que só se preocuparam em encher mais e não teve cuidados e zaz. Não, não é bem assim que as coisas funcionam. E se algumas coisas não foram do seu agrado, você pode ter parte dessa culpa também. Por quê? Simplesmente porque as pessoas são super-heroinas por trás de uma tela, teclado e mouse. É muito mais fácil criticar, expondo na cara de pessoas que nem tem culpa, só porque foram criados a leite com pêra e Ovomaltine. Tipo, Fod!@!m –se Vocês. Não gostaram de algo, tem métodos de ajudar: Um email mais fechado para organização, mostrando seu feedback com educação, sugerindo também algumas soluções. Assim acaba sendo mais responsável. Nada melhor que cuidar do que você realmente gosta como se fosse sua.

E é isso galera. Se deixar vou embora com esse assunto,rs. Tem algo que queira complementar? Foi muito mimimi?  Fique a vontade e deixe aqui nos Comentários! Obrigado e até a próxima!

ASSBob